Acervo de publicidade aberto para pesquisa

O Museu da Comunicação disponibiliza acervo de publicidade e propaganda para pesquisadores. O atendimento aos interessados ocorre nas quartas-feiras, das 13:00 às 18:00, com agendamento prévio através de e-mail (hipolito-publicidade@sedac.rs.gov.br). Em um primeiro momento, apenas parte do material está acessível: a propaganda política e cartazes que divulgam eventos de literatura.

O setor de Publicidade e Propaganda preserva e reconstitui a memória da publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul, além de guardar materiais nacionais e de outros países. São impressos e folhetos de propaganda política e religiosa, cartazes, catálogos, bilhetes de loteria, calendários e brindes.

O local abriga elementos de antigas campanhas publicitárias, como a vassourinha com que Jânio Quadros pretendia moralizar o Brasil, bem como “santinhos” de propaganda dos partidos políticos e candidatos a cargos eletivos das décadas de 1930 até 2010. No setor, destaque para uma valiosíssima coleção de cartazes originais de autoria do artista Nelson Boeira Faedrich, comemorativos de vários eventos, peças publicitárias de diversas agências, algumas das quais nem existem mais, e material oficial de divulgação do Centenário Farroupilha de 1935.