AAMCS: Associação dos Amigos do Museu

A nova composição da AAMCS, que tomou posse em 10 de abril de 2015 e segue até abril de 2017:

• Silvia Galant François (jornalista) – Presidente
  • Ernesto Ferreira (médico) – Tesoureiro
  • Eliana Giovanni Aragão (médica) - Secretária
  • Mário Madureira (advogado) - Consultor jurídico

Associação dos Amigos do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - AAMCS - fundada em 15 de junho de 1983 - é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem por objetivo apoiar as atividades fins da instituição. Inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de Natureza Cultural do Ministério da Cultura sob o nº 43.003832/87-21, a entidade tem contribuído, ao longo dos anos, nas promoções desenvolvidas pelas sucessivas diretorias da instituição, com a angariação de patrocínios, doações e administração financeira, conforme estipula a Lei nº 7.505, promulgada pelo ex-presidente José Sarney. Sem esses recursos muitos dos projetos da instituição seriam inviáveis, limitando o raio de atuação e as atividades do Museu da Comunicação. Deste modo, tem sido fundamental a atuação dos presidentes da Associação nesses últimos tempos. Entre eles estão Jorge Paterson, Cláudia Rejane do Carmo, Caiubi Tarrago, Sérgio Dillenburg, Innig, Alberto André, Valter Galvani, Ana Cássia Henrich, Fernando Ernesto Corrêa,  Rafael Guimaraens.

A atuação da Associação tem sido fundamental para a realização do intercâmbio cultural desta instituição com a sociedade, criando meios de capacitação e somando esforços para torná-la apta a cumprir seu papel de guardiã e divulgadora dos meios de comunicação do Estado do Rio Grande do Sul.

Assim, a instituição conta com sua Associação de Amigos para a consolidação de parcerias afim de desenvolver projetos que aperfeiçoem e dinamizem as atividades sócio-culturais, gerando maior visibilidade e credibilidade perante a sociedade da qual o Museu faz parte, sendo um instrumento de perpetuação de sua história, legando às futuras gerações um patrimônio que auxiliará na construção da cidadania.