Atividade sobre a Revolução de 1923

O Museu da Comunicação RS promove o evento “A Revolução de 1923” que ocorre no dia 25 de maio às 15h. Com entrada franca, o evento realizará o lançamento em suporte digital do “Álbum dos Bandoleiros” (organização Revista Kodak, edição por Barreto & Araújo, 1923).

Haverá também a exibição do filme “A Revolução no Rio Grande” de Benjamin Camozato feito em 1923. O filme pertencente ao acervo do Museu da Comunicação tem 45 minutos e é uma raridade histórica. Já o Grupo Dimensão Experimental vai apresentar uma performance musical autoral, ao vivo, do filme.

Tanto o filme quanto a publicação de fotos foram restaurados do acervo do Museu, possibilitando que mais pessoas possam conhecer outros fatos da história do Estado.

-------------------------

Programação:

15h – Abertura

15h30 – Exibição do filme “A Revolução no Rio Grande” (1923, pb, silencioso, 45’45”) de Benjamin Camozato, acompanhada de execução de trilha sonora, composta para o filme, pelo grupo Dimensão Experimental.

16h20 – Mesa-redonda: A Revolução de 1923, sob dois enfoques

Convidados:

- Dra. Elizabeth Rochadel Torresini (mediadora)

- Péricles Gomide (pesquisador/Sindibancarios) - “Revolução de 1923: Uma visão sobre a ótica da Guerra”

- Mirian R. M. Ritzel (pesquisadora/Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul) - “Benjamin Camozato: empreendedorismo e arte”.

- Dra. Alice Dubina Trusz - “Álbum dos “bandoleiros”: um documento-monumento da Revolução de 1923”.

-------------------------

Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Auditório Lauro Schirmer