Ciclo de cinema: Filmes Germinal e Vênus Negra

O Museu da Comunicação promove o ciclo Cinema e História Contemporânea I com filmes ambientados no período, seguidos de comentários de historiadores e outros profissionais da área. O filme dessa quarta-feira, dia 24 de outubro às 18h30min, é Germinal de Claude Berri. Já o filme de sábado, dia 27 de outubro às 15h, é Vênus Negra de Abdellatif Kechiche. A atividade é realizada em conjunto com o Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. As inscrições são feitas para cada filme através do e-mail hipolito-cinema@sedac.rs.gov.br onde deve ser informado o seu nome completo, telefone para contato e um e-mail pessoal ou você pode enviar uma lista com os filmes que deseja assistir. A entrada é franca.

Germinal (França, 1993, 160 min), de Claude Berri vai ser comentado pelo professor da UNILASALLE e doutorando PUCRS, Rodrigo Simões. O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX, na França, em relação à exploração de seus patrões. Baseado na obra de Emile Zola, o filme é considerado uma das mais belas adaptações literárias da história do cinema. Temos no elenco Gerard Depardieu, Judith Henry, Miou-Miou, Renaud, Jean Carmet, Jean-Roger Milo.

Vênus Negra (França, 2010, 159min), de Abdellatif Kechiche vai ser comentado pelo professor da FAPA e doutorando PUCRS, Edison Cruxen. A emocionante história de Saartjes Baartman (Yahima Torres), mulher negra que deixou, em 1808, o sudeste africano rumo à Europa, seguindo o rastro de Hendrick Caesar (Andre Jacobs) em busca de fama. Ao chegar em Londres, descobre que a única intenção dele é expô-la como uma aberração. Inicia-se então um ciclo de degradação e racismo contra Saartjes.

Para maiores informações sobre o Ciclo de Cinema de História Contemporânea I, acesse o link:

Confira a programação completa no link abaixo: