Ciclo de cinema: Filmes Zulu e O Último Samurai

O Museu da Comunicação promove o ciclo Cinema e História Contemporânea I com filmes ambientados no período, seguidos de comentários de historiadores e outros profissionais da área. O filme dessa quarta-feira, dia 05 de dezembro às 18h30min, é Zulu de Cy Endfield. Já o filme de sábado, dia 08 de dezembro às 15h, é O Último Samurai de Edward Zwick. A atividade é realizada em conjunto com o Centro Universitário La Salle - UNILASALLE. As inscrições são feitas para cada filme através do e-mail hipolito-cinema@sedac.rs.gov.br onde deve ser informado o seu nome completo, telefone para contato e um e-mail pessoal ou você pode enviar uma lista com os filmes que deseja assistir. A entrada é franca.

Zulu (EUA, 1964, 138min), de Cy Endfield vai ser comentado pela doutoranda da PUCRS, Danielle Viegas. Em 1879, uma centena de soldados britânicos tenta defender uma missão de seu país na África contra o ataque de milhares de guerreiros Zulu, no episódio histórico que ficou conhecido como a defesa de Rorke’s Drift. Com grandes cenas de batalha, figuração numerosa, belíssima fotografia e uma trilha sonora magnífica de John Barry. O filme é baseado em fatos reais.

O Último Samurai (EUA, 2003, 154min), de Edward Zwick vai ser comentado pelo mestre e professor da UNILASALLE, Raul Rois. O capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um respeitado militar norte-americano, chega ao Japão em 1870 para treinar as tropas do Imperador Meiji e eliminar os últimos samurais, acabando com as tradições milenares. Quando Algren é capturado, aprende com Katsumoto (Ken Watanabe), líder dos samurais, os códigos de honra dos guerreiros e, então, decide de que lado vai ficar.

Para maiores informações sobre o Ciclo de Cinema de História Contemporânea I, acesse o link:

Confira a programação completa no link abaixo: