Ciclo de cinema sobre a Idade Média

Nos dias 6 e 10 de março encerra no Museu da Comunicação o ciclo de cinema sobre a idade média. O ciclo Cinema e História – A idade média no cinema é a apresentação de filmes ambientados no período seguido de comentários feitos por historiadores. A atividade é realizada em conjunto com o Grupo de Estudos Medievais (RS) da Associação Nacional de História (ANPHU) e ocorre no dia 6 de março às 18h30min e no dia 10 de março às 15h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail hipolito-cinema@sedac.rs.gov.br. Entrada franca.

Na terça-feira será apresentado o filme Alexander Nevsky (Rússia, 1938, 108min) de Sergei M. Eisenstein com a Profª Dra. Carlinda Maria Fischer Mattos. O filme ocorre na Rússia na primeira metade do século XIII. Em um momento difícil da sua história o país é invadido em uma frente pelos cavaleiros teutônicos e por outra frente pelos tártaros. Como resultado, a pátria é saqueada e a moral da população fica bem baixa. Finalmente, o deprimido e instável príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky (Nikolai Cherkasov) é chamado para liderar seu povo na luta contra os opressores.

No sábado o filme que vai ser comentado pelo professor e pesquisador José Alberto Baldissera é o Sétimo Selo (Suécia, 1956, 95min) de Ingmar Bergman. Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida ela para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Carlinda Maria Fischer Mattos é doutora em história na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com ênfase em Cultura e Representações. Realizou estágio de doutorado na Université Denis Diderot em Paris na França no ano de 2007. Desenvolve pesquisa em História Medieval com ênfase em Ciência Medieval. Trabalha no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa onde trabalha no Setor de Cinema, atuando também na área da Preservação de Acervos Cinematográficos.

José Alberto Baldissera é graduado em Filosofia e em Letras, mestre e doutor em Educação e atua principalmente nos seguintes temas: História, Idade média, História e Arte, História e Cinema, História e Teatro, aprendizagem, mapas conceituais, Popper e Historicismo, Feyerbend.

Maiores informaçõs pelo e-mail hipolito-cinema@sedac.rs.gov.br