Ciclo de filmes - Temática Indígena

No próximo dia 19 de abril, é comemorado o dia do índio. Para celebrar a data, o Museu Antropológico - MARS em parceria com o Museu da Comunicação RS, promove o Ciclo de filmes com temática indígena de 23 a 27 de abril.

A entrada é franca mas as vagas são limitadas!

Inscrições em: inscricoeshipolito@gmail.com

Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas 959, Porto Alegre - RS)

Mais informações: (51) 3228-7664 - mars@sedac.rs.gov.brmuseuantropologico.blogspot.com.br

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Programação do Ciclo de filmes:

23/04 - Terça-feira - manhã (9h-12h) e tarde (14h-17h)

Brasil grande e os índios gigantes (1995, 47min),

Diretor: Aurélio Michiles

Comentador: Walmir Pereira

Sinopse: O documentário de Michiles narra a saga da tribo Krenakarore e retrata a violenta mudança no destino dos índios após seu contato com os “homens brancos”. Ainda é possível ver depoimentos do antropólogo Darcy Ribeiro, do economista Roberto Campos, do ex-presidente da Funai general Ismarth de Araújo, de indigenistas e jornalistas. Falam também os sertanistas Orlando e Cláudio Vilias-Boas, os primeiros brancos a entrarem em contato com os krenakarore, que relatam sua busca aos índios e posteriores esforços para preservá-los.

----------------------------------------------------

24/04 - Quarta-feira - manhã (9h-12h) e tarde (14h-17h)

Bicicletas de Nhanderú (2011, 45min)

Diretores: Ariel Ortega e Patrícia Ferreira

Comentador: Ariel Ortega

Sinopse: Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. O filme narra a cultura indígena e mostra como a influência do “homem branco” ameaça a religiosidade desse povo que se deixou levar por hábitos como a bebedeira, festas e jogos que, segundo a crença da aldeia, fazem mal ao espírito.

----------------------------------------------------

25/04 - Quinta-feira - manhã (9h-12h) e tarde (14h-17h)

Vídeo nas aldeias (2002, 33min)

Diretores: Vincent Carelli e Mari Corrêa

Comentador: Josias Melo

Sinopse: Apresentação da trajetória do projeto Vídeo nas Aldeias, suas oficinas de formação e a produção indígena. Criado em 1987, o projeto começou a introduzir o vídeo em comunidades indígenas que produziam registros para consumo interno. Em 1995, a abertura de um espaço na TV Educativa de Cuiabá, levou o projeto a produzir o “Programa de índio”, uma experiência inédita na televisão brasileira. Desde 1997, o Vídeo nas Aldeias investe, através de oficinas nacionais e regionais, na formação da primeira geração de documentaristas indígenas.

----------------------------------------------------

26/04 - Sexta-feira - manhã (9h-12h) e tarde (14h-17h)

Wai’á Rini, O poder do sonho (2001, 65min)

Diretor: Divino Tserewahú

Comentador: Rodrigo Venzon

Sinopse: A festa do Wai’á, dentro do longo ciclo de cerimônias de iniciação do povo Xavante, é aquela que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as forças sobrenaturais. O diretor Divino Tserewahú vai dialogando com seu pai, um dos dirigentes deste ritual, para revelar o que pode ser exposto desta festa secreta dos homens, onde os iniciandos passam por muitas provações e perigos.

----------------------------------------------------

27/04 - Sábado - tarde (14h-17h)

Muita Terra para Pouco Índio? (2002, 24min)

Diretor: Bruno Pacheco de Oliveira

Comentador: Danilo Braga e Bruno Ferreira.

Sinopse: O filme corresponde a uma tentativa de apresentar, do mundo mais claro e didático, a diversidade da vida dos povos indígenas e suas terras no Brasil, e demonstrar, apoiando-se em dados, depoimentos e imagens, os argumentos que são usualmente utilizados contra a materialização dos direitos indígenas, atacando o preconceito e os estereótipos que emperram a formulação e desempenho de uma política indigenísta afirmativa, e dificultado a garantia dos direitos estabilecidos pela Constituição de 1988.

----------------------------------------------------

27/04 - Sábado - tarde (14h-17h)

Das crianças Ikpeng para o Mundo (2001, 35min)

Diretores: Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng e Natuyu Yuwipo Txicão

Comentador: João Fortes

Sinopse: Quatro crianças Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta das crianças da Sierra Maestra em Cuba. Com graça e leveza, elas mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas e seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianças de outras culturas, elas pedem para que respondam à sua vídeo-carta.