Curso de cinema sobre David Lynch

O Museu da Comunicação em parceria com a Cena Um Produtora promove o curso David Lynch: O Lado Escuro do Sonho. As aulas serão ministradas pelo professor e crítico de cinema Rafael Ciccarini e ocorrem nos dias 28 e 29 de julho (sábado e domingo), das 9h30min às 12h30min aqui no Museu da Comunicação. Os alunos recebem apostila e certificado de participação. As inscrições estão abertas a todos os interessados e podem ser efetuadas em cinemacenaum.blogspot.com

O curso fará uma imersão na obra de David Lynch que desde o final da década de 1970 se coloca como nome decisivo do cinema norte-americano e do cinema contemporâneo de maneira geral. Serão discutidos, através da exibição de trechos de seus filmes, tanto aspectos ligados à história e à teoria do cinema quanto aspectos biográficos relevantes ao entendimento e a fruição de sua obra.

Artista de muitas plataformas, David Lynch é diretor, roteirista, produtor, artista plástico, músico e, ocasionalmente, ator. Em todas estas atividades desenvolveu um estilo próprio que o coloca num patamar único na cinematografia mundial. Conhecido por seus filmes surrealistas, (ou, extremamente realistas, dizem alguns) Lynch manipula imagens de sonhos e visões oníricas em meio a narrativas que costumam perturbar as plateias. A estética surreal do realizador aparentemente traz alguns ecos do mestre espanhol Luis Buñuel, mas o próprio David Lynch afirma que a sua influência cinematográfica foi Federico Fellini.

O ministrante Rafael Ciccarini é professor e crítico de cinema. Tem graduação em história, é mestre em Artes Visuais-Cinema e doutorando em Artes pela UFMG. É professor de História do Cinema Brasileiro na Pós-Graduação do IEC/PUC Minas, também é professor do Curso Superior de Cinema da UNA onde leciona História e Teoria do Cinema. É editor da revista eletrônica Filmes Polvo e co-autor do livro Antologia Revista de Cinema. Também é gestor e programador em Belo Horizonte (MG) do Cine Humberto Mauro. Ministrou o curso Joel & Ethan Coen: Clássico & Contemporâneo pela Cena UM.

Outras informações através do e-mail cenaum@cenaum.net ou pelo telefone (51) 9101-9377.