Curso de cinema sobre Luis Buñuel

O Museu da Comunicação em parceria com a Cena Um Produtora promove o curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel. As aulas serão ministradas pelo escritor e tradutor Mário Alves Coutinho e ocorrem nos dias 30 de junho e 1º de julho (sábado e domingo), das 9h30min às 12h30min aqui no Museu da Comunicação. Os alunos recebem apostila e certificado de participação. As inscrições estão abertas a todos os interessados e podem ser efetuadas em cinemacenaum.blogspot.com

O curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, ministrado por Mário Alves Coutinho, vai tratar de toda a obra cinematográfica do realizador mostrando que este autor surrealista espanhol, longe de ser um intelectual sério e incompreensível, é um dos grandes autores cômicos do século 20. Em quase toda sua obra e filmes como A Bela da Tarde, O Charme Discreto da Burguesia, O Fantasma da Liberdade, Este Obscuro Objeto do Desejo, O Estranho Caminho de Santiago, O Alucinado, a ironia não perdoa nenhuma classe social, nenhuma crença. Ao mesmo tempo, este curso pretende mostrar a ligação de Buñuel com vários autores e obras: Marx, Freud, o Marquês de Sade e Arthur Rimbaud. A imaginação “buñueliana” e seus filmes serão cotejados durante todo curso.

O ministrante Mário Alves Coutinho é escritor e tradutor. Autor do livro Escrever com a câmera, a literatura cinematográfica de Jean-Luc Godard e tradutor de Tudo que vive é Sagrado (poesias de William Blake e David Herbert Lawrence), Canções da inocência e da experiência (poesia de William Blake) e O livro luminoso da vida (seleção de ensaios literários de David Herbert Lawrence). Como roteirista cinematográfico é o autor dos roteiros de Idolatrada (longa-metragem) e João Rosa e O Horizonte de JK (curtas). Realiza ensaios vídeo-cinematográficos sobre filmes, diretores e temas para o programa Cine Magazine da TV Minas (Educativa). Também como crítico e ensaísta já escreveu na Folha de São Paulo, Jornal da Tarde (São Paulo), Filme e Cultura, Suplemento Literário de Minas Gerais, Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo. É doutor em literatura comparada pela Faculdade de Letras da UFMG e tem pós-doutorado no Departamento de Comunicação Social da UFMG, tendo traduzido e escrito sobre o teórico do cinema André Bazin. Já ministrou o curso Poesia e Ensaio na Obra de Jean-Luc Godard pela Cena UM.

Outras informações através do e-mail cenaum@cenaum.net ou pelo telefone (51) 9101-9377