Curso de cinema sobre Sergio Leone

O Museu da Comunicação em parceria com a Cena Um Produtora promove o curso Sergio Leone – Era uma Vez o Spaghetti Western. As aulas serão ministradas pelo jornalista Rodrigo Carreiro e ocorrem nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), das 9h30min às 12h30min aqui no Museu da Comunicação. Os alunos recebem apostila e certificado de participação. As inscrições estão abertas a todos os interessados e podem ser efetuadas em cinemacenaum.blogspot.com.br

O curso pretende abordar a história e a estética do spaghetti western tendo como eixo a obra de Sergio Leone, cineasta pioneiro no desenvolvimento das características de estilo que marcaram este ciclo do cinema popular italiano.

Rodrigo Carreiro pretende dissecar a carreira e a obra de Sergio Leone analisando de maneira detalhada os principais aspectos narrativos e estéticos dos filmes que ele realizou, articulando essa análise não apenas com o desenvolvimento histórico do ciclo de westerns italianos, mas também com a construção de todo um repertório de ferramentas narrativas que se tornaria parte fundamental da arte de contar histórias com imagens e sons na atualidade.

O diretor italiano Sergio Leone alçou fama mundial a partir de 1964 ao conceber uma trilogia informal de westerns produzida com custo irrisório, filmada nos desertos da Espanha, reaproveitando cenários e figurinos de outras produções e estrelada por atores então desconhecidos. Leone foi capaz de tornar esses filmes grandes sucessos internacionais de bilheteria graças ao tratamento estilístico original e cuidadoso com que tratou o gênero western, como os enormes close-ups de rostos suados, os figurinos empoeirados e esfarrapados, humor negro e violência estilizada, a trilha sonora que misturava melodias pop, orquestrações grandiosas e ruídos oriundos da música concreta.

Rodrigo Carreiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da mesma universidade. É doutor e mestre em Comunicação pela UFPE, com tese de doutorado defendida sobre a obra de Sergio Leone. Também é bacharel em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Atua principalmente nas áreas de teoria e história do cinema, análise fílmica, gêneros fílmicos e estudos do som com ênfase na pesquisa do estilo cinematográfico.

Outras informações através do e-mail cenaum@cenaum.com ou pelo telefone (51) 9176 4757.