Curso História do Cinema de Horror

O Museu da Comunicação oferece o curso História do Cinema de Horror, ministrado por Carlos Primati. O curso ocorre do dia 23 ao dia 26 de janeiro totalizando 12 horas de duração. O curso pretende responder as seguintes perguntas: O que é um filme de horror? Por que as pessoas têm fascínio pelo desconhecido? Qual a definição de horror?
A proposta é apresentar um amplo painel da história do horror no cinema, desde o expressionismo alemão, passando pelas pioneiras experiências da Universal, que “descobriu” o potencial deste gênero, seguindo pelo horror gótico inglês; as diversas versões do horror no cinema dos cinco continentes, chegando aos extremos dos atuais filmes de tortura e o horror adolescente. Os clássicos de ontem e os de hoje, que continuam a apavorar as platéias, também serão abordados nas aulas do jornalista e pesquisador Carlos Primati, especialista no tema.

A trajetória do horror nas telas desde sua origem, nos primórdios do cinema mudo, até os dias de hoje. O curso abordará a constante transformação do gênero e seu papel como reflexo dos medos e angústias de diferentes épocas, passando pela Grande Depressão, as guerras mundiais , a era atômica, as decepções sócio-políticas dos anos 60 e 70, acompanhando a evolução dos efeitos visuais e dos elementos chocantes e o afrouxamento da censura. Também será traçado um panorama do cenário de horror mundial, as diferentes tendências, festivais de cinema e publicações especializadas no tema, analisando a importância da produção industrial de filmes de horror e sua imensa popularidade, sendo o gênero mais prolífico das últimas décadas.

Maiores informações e inscrições podem ser efetivadas através do fone (51) 9101.9377 ou pelo e-mail canaum@cenaum.com – www.cinemacenaum.blogspot.com.