Debate Boate Kiss: os cartunistas e a morte

No dia 15 de maio, das 19 às 21 horas, o Museu da Comunicação RS apresenta o debate Boate Kiss: os cartunistas diante da morte. O evento faz parte da programação da 11ª Semana de Museus promovida pelo IBRAM e Ministério da Cultura. Participarão da mesa de debates os cartunistas Edgar Vasques, Bier, Santiago, Eugênio Neves, Hals e Máucio. O debate tratará de como os profissionais do riso devem se portar diante de uma situação/pauta da envergadura como foi a do incêndio na Boate Kiss e como deve ser abordagem do assunto em uma charge sem escorregar para a grosseria.

“Para rir de alguém, o chargista precisa ver uma parte de si no outro. Quando a dor do outro for muito próxima, o humorista trava, porque a dor entra em si mesmo. Então como ele vai lidar com isso? Afinal, ele precisa continuar trabalhando”, observa o cartunista Augusto Bier, que também é diretor do Museu da Comunicação RS.

O incêndio da Boate Kiss foi uma tragédia próxima e os cartunistas do Rio Grande do Sul (alguns de fora do estado e até de outros países) tiveram que enfrentar uma situação inusitada, que passava pela dimensão ética, religiosa, filosófica e moral. Alguns moderaram seu tom, desenhando trabalhos sóbrios e homenagens belas, outros ficaram em branco e houve quem produzisse charges de mau gosto. Estas e outras questões serão debatidas no encontro, que é aberto ao público em geral.

-------------------------

Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Auditório Lauro Schirmer

Endereço: Rua dos Andradas, 959 - Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Quando: 15 de maio, das 19 às 21 horas