Debate final sobre Legalidade

O Museu da Comunicação promove neste sábado (17 de setembro) o último painel de Legalidade em debate: 50 anos, às 14h30min, na Casa de Cultura Mario Quintana (sala A2B2, 2º andar): A Campanha da Legalidade – uma retrospectiva histórica. O evento, realizado em três encontros distintos, destaca o movimento da Legalidade, importante momento histórico do país, que mobilizou considerável parcela da sociedade gaúcha em defesa da posse do vice-presidente João Goulart, em agosto de 1961, diante da renúncia de Jânio Quadros.

O primeiro painel (03/11) enfatizava o papel da comunicação para o êxito do movimento através do relato de jornalistas que participaram da Cadeia da Legalidade. No segundo encontro (10/11), a ênfase estava na análise histórica do movimento. Nesta edição final do evento, programada para o dia17 de setembro, o foco é a revisão histórica do episódio, com mediação de Tânia Almeida, Diretora de Relações Públicas da Secom, e participação de Antônio Goulart (repórter da Revista do Globo), João Carlos Cardoso (locutor da Rádio Guaíba) e Sérgio da Costa Franco (jornalista, escritor e pesquisador) que ressaltará a repercussão do movimento no interior do estado.

As inscrições podem ser efetivadas na hora ou através do e-mail hipólito-secretaria@sedac.rs.gov.br. O evento tem o apoio da Secretaria da Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e a entrada é franca.

A imgem em destaque pertence ao Acervo Fotográfico do Museu da Comunicação.