Documentário inédito no ciclo de cinema

O Museu da Comunicação exibe no dia 03 de julho (domingo), às 19 horas, o documentário inédito, MWANA – um olhar, de Moçambique (África), na programação do ciclo Cinema e História: Problemas Contemporâneos, em parceria com o Centro Acadêmico de Estudantes de História (CHIST), da UFRGS. Após a sessão, o professor da UFRGS, Fernando Seffner, com experiância na África, conduz o debate com o público. A entrada é franca.

Como é ser criança em Moçambique? Sob este questionamento, o documentário mostra o que pensam e como se comportam as crianças que vivem num mundo reconfigurado pelas novas influências, repleto de depoimentos de pessoas em situações sociais diferenciadas, inclusive na zona rural da província de Nampula.

MWANA – que significa “filho(a)! ou “criança” na língua bantu - foi realizado em parceria com crianças da Associação Horizonte Azul, capacitadas durante uma semana em produção audiovisual, para desenvolver o tema a partir da cidade de Maputo. A produção integra campanha da Fundação pelo Desenvolvimento da Comunidade (FDC), com setores de organizações governamentais e não governamentais moçambicanas, pela promoção dos direitos da criança e apoio da UNICEF.

O ciclo Cinema e História transcorre em 13 sessões de filmes, com encontros quinzenais, sempre aos domingos, às 19 horas, seguido de debates sobre questões contemporâneas retratadas nas produções, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, além de convidados especiais. Inscrições: museuhjc@cultura.rs.gov.br.