Documentário sobre Legalidade em exibição

O documentário Legalidade: 40 anos, com direção de Beto Souza e roteiro de Carlos Urbim, será exibido nesta semana, entre os dias 13 e 16 de setembro, de terça a sexta-feira, às 15 horas, no Museu da Comunicação, no auditório Lauro Schirmer (térreo), com entrada franca.

A exibição integra as comemorações alusivas aos 50 anos do Movimento da Legalidade, importante momento histórico do país, que trouxe a mobilização de considerável parcela da sociedade gaúcha em favor da posse do vice-presidente João Goulart, em agosto de 1961, diante da renúncia do presidente Jânio Quadros.

A produção do documentário,  realizada pela RBSTV e finalizada em 2001 para assinalar as quatro décadas do movimento, apresenta imagens do episódio, além de depoimentos de diversas personalidades que vivenciaram o fato, inclusive de Leonel Brizola. O acervo do Museu da Comunicação foi um dos locais de pesquisa para a realização do filme.

LEGALIDADE: 40 ANOS

Direção: Beto Souza
Roteiro: Carlos Urbim
Depoimentos de Leonel Brizola, Flávio Alcaraz Gomes, Moacyr Scliar, Odilon Lopes, Índio Vargas, Emílio Neme, Ivete Brandalise, Milton Mattos, Pedro Américo Leal, Nei Calixto e Paulo Cesar Pereio.
Narração de Paulo Cesar Pereio.
Realização: RBS TV.
Imagens de Arquivo: Arquivo RBS TV; Arquivo Nacional.
Fotos: Assis Hoffmann; Agência RBS; Fototeca Sioma Breitman; Museu Joaquim José Felizardo; Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.
Duração: 43 minutos.