EXPOSIÇÃO CONTESTED_CITIES - SEMANA DA FOTOGRAFIA

Exposição Contested_Cities Porto Alegre

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa

Desde o projeto de investigação “CONTESTED_CITIES,Ciudad, crisis y resistencia” foi organizado o 1º Concurso de Fotografia Urbana Contested_Cities, que buscou representações dos problemas, conflitos e manifestações que se expressam nos espaços urbanos e que tenham relação com a cidade. A intenção foi reunirmaterial visual para as investigações, já que um dos pilares centrais do projeto Contested_Cities é o trabalho com metodologias e técnicas visuais.

Mais de duzentos trabalhos foram enviados desde Espanha, América Latina entre outras localidades reunindo causos sobre segregação urbana, especulação imobiliária, luta por moradia, ocupações, situações de risco, gentrificação, remoções e recuperações de espaços públicos. A presente exposição reúne os cinco trabalhos premiados na categoria Madrid e os cinco premiados na categoria Internacional, dos quais três são brasileiros.

Previamente, esta mostra passou por exposição na cidade de Madri, Espanha, e Buenos Aires na Argentina. Agora temos a oportunidade de desfrutar destes relatos visuais aqui em Porto Alegre, no mezanino do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, ampliando a programação da Semana de Fotografia da Famecos para além do Campus Central da PUCRS.

CONTESTED_CITIES é uma rede internacional de ação, investigação e intercâmbio de investigadores na qual participam oito universidades europeias e latinoamericanas de Madrid (UAM), Leeds, México D.F., Querétaro, Santiago de Chile, Buenos Aires e Rio de Janeiro. O projeto começou em Outubro de 2012 e irá até Setembro de 2016.

A proposta da Rede é a investigação, desde uma perspectiva crítica, com os atores políticos tradicionais e comprometida com os movimentos sociais, das consequências do modelo neoliberal nas cidades europeias e latinoamericanas. Efetua uma análise comparativa das variadas geografias e políticas de gentrificação, dos múltiplos impactos das políticas neoliberais na vida urbana e das estratégias de resistência, luta e reapropriação do espaço urbano pelos movimentos sociais na Europa e América Latina.

CONTESTED_CITIES tem o objetivo de estabelecer canais efetivos para a transferência de conhecimento, especialmente focalizado na aprendizagem das experiências nas cidades latinoamericanas, entendendo que estas tem sido, durante décadas, laboratórios de câmbio social atravessados por conflitos urbanos e implementação de políticas inovadoras.