Exposição sobre Legalidade na reta final

Até 18 de novembro está aberta a exposição O último levante dos gaúchos - Os 50 Anos do Movimento da Legalidade (1961-2011): Acervos da Secretaria da Cultura, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro 1020 – primeiro andar), de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. A mostra integra as comemorações do Governo do Estado para assinalar a data, com exibição de acervos relacionados ao episódio: documentos originais, fotografias, materiais de propaganda política, além de periódicos de grande circulação na época. Visitas guiadas podem ser agendadas através do fone (51) 32270883 ou e-mail ahrs@sedac.rs.gov.br. Entrada franca.

A exposição é uma parceria do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. O museu apresenta exemplares do Ultima Hora - jornal de grande circulação nos anos 60, fotografias da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini na gestão Brizola, além de materiais de publicidade e propaganda, como a “vassourinha” da campanha do ex-presidente Jânio Quadros. O Arquivo Histórico exibe documentos originais relacionados ao episódio, como a ficha do Dops de Jango e de Brizola.

Os materiais estão reunidos sob os seguintes temas: as manifestações populares, a resistência e fortificação, comunicação e estratégias políticas. A comissão curadora, composta por pesquisadores das duas instituições, privilegia peças que contextualizam o fato histórico para a compreensão do cenário político contemporâneo.