Filme sobre transexualidade em foco

O Museu da Comunicação promove nova exibição do documentário Questão de gênero,de  Rodrigo Najar, no dia 30 de setembro (sexta-feira), às 18 horas, numa edição extra do ciclo Cinema e História: Problemas Contemporâneos. Após sessão, o diretor gaúcho, acompanhado de Marina Reider, professora da rede pública de ensino, de Roger Raupp Rios, juiz federal, e de Maria Luísa Stern, ativista e e pesquisadora do tema, conduzem o debate sobre o universo transexual. A entrada é franca.

Roger, autor de artigos sobre discriminação sexual e gênero, enfoca o tema sob a perspectiva jurídica. Além das impressões e questões apresentadas pelo diretor do filme, Marina, contemplada com o prêmio Educando para a Diversidade Sexual com o trabalho Diga Não à Homofobia Escolar, e mestranda na Faculdade de Educação da UFRGS, linha Gênero e Sexualidade, complementa o debate sobre transexualidade.

Questão de gênero acompanha, durante um ano, a vida de sete pessoas que compartilham o sentimento daqueles que nasceram em um corpo que não era seu. Os personagens relatam como se descobriram transexuais e como vivem essa identidade de gênero: a luta pela aceitação da família e sociedade, o tratamento hormonal, a cirurgia da redesignação sexual e a batalha judicial pela troca do nome e do sexo no registro civil.

Cinema e História: Problemas Contemporâneos, com parceria do Centro Acadêmico de Estudantes de História (UFRGS), transcorre desde junho, em encontros quinzenais, seguido de debates sobre as questões retratadas nos filmes, com comentários de alunos de graduação e pós-graduação, além de convidados especiais. Inscrições: tiego-rebello@sedac.rs.gov.br.