Homenagem do Museu ao fotógrafo João Alberto

Neste mês de agosto, gostaríamos de homenagear o fotógrafo João Alberto Fonseca da Silva, que no dia 13 de agosto estaria fazendo 93 anos. Falecido em 22 de novembro de 2011, o fotógrafo deixou um legado importantíssimo para a história da fotografia gaúcha. A totalidade de seu acervo foi doada em vida para o Laboratório de História e Teoria da Arquitetura da UniRitter, por estar relacionada ao tema arquitetura de Porto Alegre. Entretanto, João Alberto destacou-se também pelas suas fotos realizadas para diversas campanhas publicitárias, no tempo em que o domínio desta técnica era muito raro fora do eixo de cidades como Rio e São Paulo. Membro da Associação de Fotógrafos Profissionais do RS, criada por Sioma Breitman e Olavo Dutra, foi um participante ativo da história da fotografia em Porto Alegre no período dos anos 1940 a 1980. Durante os anos 1990, ao perceber o importante legado fotográfico produzido, começa a se preocupar pela sua conservação. Como técnica do Museu da Comunicação, colaborei com o projeto de conservação realizado pela UniRitter, através do trabalho das Professoras Eline Caixeta e Viviane Maglia.

De fato, o Sr. João, sempre foi muito grato ao Museu da Comunicação, tendo doado material sobre seu trabalho publicitário e outras documentações, além de uma câmera de grande formato em madeira. Ao longo deste tempo em que participou de exposições e palestras realizadas no Museu, também colaborou com o Projeto Memória Visual de Porto Alegre, realizado em 2007/2008, através de depoimento oral e na identificação de pessoas e locais em imagens do nosso acervo.

Para homenagear esse grande fotógrafo e importante colaborador da Cultura – João Alberto Fonseca da Silva - escolhemos esta matéria publicitária para Camisas Bier com uma fotografia com sua modelo favorita, ILKA.

Denise Stumvoll – Coordenadora técnica Acervo Fotográfico do Museu