Laboratório de Produção – Documentário de Criação

O Laboratório de Produção – Documentário de Criação, ministrado por Rafael Valles, no Museu da Comunicação RS, enfocará não somente uma análise, mas também uma prática que esteja inserida dentro da produção documental contemporânea. Seja a partir do estudo de documentários e artigos que aprofundem e problematizem o conceito de criação e autor no documentário, assim como a realização de exercícios e projetos dos alunos que coloquem em prática este tipo de produção, o curso se propõe a criar um espaço de reflexão crítica sobre a construção do real no documentário e a problematizar a posição do realizador neste processo.

Público alvo: Aberto a estudantes, artistas, profissionais do meio cinematográfico e demais pessoas interessadas na realização de documentários e na construção da linguagem cinematográfica. Não existe a necessidade de contar com experiência cinematográfica prévia, pois a participação de pessoas com diferentes tipos de formação e trajetória proporcionará a riqueza da experiência.

O curso se desenvolverá em trabalhos práticos e teóricos relacionados ao cinema documentário, com ênfase no “Documentário de Criação”. Serão realizados ao longo do curso trabalhos práticos, onde se buscarão exercitar dentro do âmbito da produção audiovisual, fotográfica e dissertativa, formas narrativas e poéticas que correspondam ao processo de construção do olhar do realizador frente ao seu objeto de registro.

----------------------------

Evento: Oficina de Fotografia Digital

Data: de 20 de agosto a 03 de dezembro - 16 encontros às terças-feiras das 19h30 às 22h

Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa