Lançamento do livro sobre o Museu da Comunicação

No dia 30 de outubro, às 18h, a Editora Movimento fará o lançamento do livro Memórias do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, da autora Ana Letícia Vignol, no pavilhão de autógrafos da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro é uma ampliação da monografia da especialização em História do Brasil na FAPA, em 2004, sob orientação da professora Ana Inês Klein. Segundo o coordenador do Setor de Imprensa do Museu da Comunicação, Carlos Roberto da Costa Leite, esta obra é um presente cultural, na qual a autora se dedicou a realizar um verdadeiro garimpo no passado, resgatando os principais fatos e personagens responsáveis pela criação do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa em 10 de setembro de 1974, em pleno regime militar. Ana Letícia Vignol nos brinda com este trabalho, enriquecendo a escassa bibliografia existente acerca da origem e do papel cultural dos nossos arquivos e museus. Desmistificar a ideia, de que museus e arquivos são apenas depositários de documentações e obras antigas, é tarefa árdua que exige conhecimento e dedicação. O prefácio do livro é do primeiro diretor do Museu da Comunicação, Sérgio Dillenburg, e o posfácio é do atual diretor, Augusto Bier.

Ana Letícia Vignol possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Especialização em História do Brasil pela Faculdade Porto-Alegrense (2004) e Graduação em História pela Faculdade Porto-Alegrense (1999), atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, museus, memória, ensino e educação.