Mostra da oficina foto na lata

O Museu da Comunicação exibe até sábado, 25 de junho, no mezanino, a mostra de fotografias produzidas pelos alunos da Oficina de foto na lata, com a técnica pinhole, ministrada na instituição pelo publicitário Diego Montanari Migliavacca, entre os dias 21 de maio e 11 de junho. A entrada é franca.

Estão expostas 46 imagens, produzidas por 9 alunos. A oficina busca o desenvolvimento da percepção fotográfica e espacial através da compreensão do processo fotográfico, da formação da imagem até o produto final. A fotografia é utilizada como um meio criativo de expressão, com o controle sobre o ato de fotografar.

A técnica pinhole propõe a construção de câmaras escuras desvinculadas de grandes parafernálias tecnológicas, com máquinas fotográficas artesanais, neste caso a partir de uma lata, com o papel fotográfico preto & branco no lugar do filme. Como esta câmera não possui visor, o autor da imagem não tem uma idéia prévia da fotografia produzida. O furo na lata equivale a lente grande angular, com imagens de grande profundidade de foco e amplo ângulo de visão.

No destaque, a foto em formato panorâmica feita pela aluna Cristine Saldanha.