O Cinema de CHARLIE CHAPLIN: Do Pastelão à Crítica Social

O Cinema de CHARLIE CHAPLIN: Do Pastelão à Crítica Social de Christian Farias

Apresentação:

Charlie Chaplin, considerado uma das estrelas fundamentais dos primeiros dias de Hollywood, viveu uma vida interessante, tanto em seus filmes quanto por trás das câmeras. Ele é mais reconhecido como um ícone da era do cinema mudo, muitas vezes associado ao seu personagem mais popular, o eterno vagabundo “Carlitos”, caracterizado como um homem simples e ingênuo, com o bigode escovinha, chapéu-coco, bengala de bambu, e um caminhar divertido. Mas para a história do cinema ele foi muito mais do que isto.
Foi um artista com ideias sociais e um diretor com características autoritárias. Suas obras foram evoluindo tecnicamente e Chaplin desenvolveu uma veia perfeccionista que resultou em filmes clássicos cultuados pelo grande público. Podemos ver ideias de Tempos Modernos (1936) em The Floorwalker (1916), assim como as bases de O Grande Ditador (1940) em Shoulder, Arms (1918).
O que levou Chaplin a criar Carlitos? Como sua vida pessoal se mistura com a sua arte?
Quais as inspirações para os grandes clássicos?

Objetivos:

O curso O Cinema de Charlie Chaplin: Do Pastelão à Crítica Social, ministrado por Christian Farias, vai analisar quatro pontos da vida de Charles Spencer Chaplin, fundamentais para entender e desvendar sua carreira: a vida, a obra, os problemas e os conflitos sociais que influenciaram suas ideias e sua herança cultural.
- A vida de Charles Spencer Chaplin
- A comédia no cinema mudo
-A grande rivalidade: Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton
- As produções de Chaplin e a busca por perfeição
- As questões sociais por trás das obras
- Os problemas políticos pessoais de Chaplin
- Chaplin X Hitler
- O Vagabundo
- A comédia e o drama
- A evolução da arte de Chaplin

Ministrante: Christian Farias

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Cinema pela PUCRS. É pesquisador e apaixonado por comédia clássica, tendo seu trabalho sobre Charlie Chaplin aceito como acervo no museu de Chaplin, na Itália. Já dirigiu dois curtas e participou de produções jornalísticas de rádio, internet e TV.

* Datas: 06 e 07 de Novembro de 2014 (quinta e sexta)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - Porto Alegre)
* Investimento: R$ 70,00 (valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições / Válido apenas para inscrições por depósito bancário)