Oficina de Design, Cinema & Moda

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa promove a oficina Design, Cinema & Moda – Fronteiras e Conexões a se realizar de 30 de outubro a 10 de janeiro de 2013. As aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras (quinzenalmente) das 19h às 21h45min, num total de 14 encontros. As inscrições podem ser feitas através do e-mail marjanedeandrade@gmail.com e o investimento é de R$ 320,00 ou 4 vezes de R$ 90,00. A turma terá no mínimo 7 pessoas com um limite de 20 alunos. A oficina é dirigida a pessoas com interesse em aprofundar a sua percepção do design e da moda vistos através do cinema ou ter um primeiro contato com os assuntos relacionados ao design, cinema e moda.

Confira as datas da oficina logo abaixo:

30 de outubro (terça)

06 e 08 de novembro (terça e quinta-feira)

13 de novembro (terça)

20 e 22 de novembro (terça e quinta-feira)

27 de novembro (terça)

04 e 06 de dezembro (terça e quinta-feira)

11 de dezembro (terça)

18 e 20 de dezembro (terça e quinta-feira)

08 e 10 de janeiro (terça e quinta-feira)

O objetivo da oficina é tratar da produção do objeto, do móvel moderno e contemporâneo e da moda, vistos através do cinema. A partir de uma seleção de filmes, será feita uma análise da relação que se estabeleceu entre estas formas de arte, levando-se em conta as correntes estilísticas que caracterizaram o século XX e a primeira década do século XXI.

O conteúdo será desenvolvido através de uma abordagem interdisciplinar, considerando os movimentos artísticos no período citado, observando-se a aproximação entre estas modalidades artísticas e a sua importância no contexto do mundo contemporâneo. O objeto, o móvel, o design e as correntes estilísticas no século XX e XXI. O design e o cinema. O cinema, moda e comportamento. A influência do cinema na moda e a contribuição de estilistas na criação de figurinos para o cinema. Os períodos a serem estudados são: os anos 20 a 50, os anos 60 a 80 e os anos 90 até a primeira década do século XXI. Uma seleção de filmes será apresentada onde serão analisados o contexto histórico e artístico, a produção dos objetos, os personagens emblemáticos e a moda. Uma atividade extra será a análise de um filme da escolha do participante em que este redigirá um texto, no qual serão abordados os aspectos relacionados ao design ou a moda no filme escolhido.

Marjane de Andrade é designer com graduação em Design – Ênfase em Interiores, no Centro Universitário Metodista–IPA. Professora de História do Mobiliário e especialista na Restauração em Madeira. Ministrou a oficina de Conservação e Restauração em Madeira – Museu Julio de Castilhos, no período de 2003-2009. Desde 1996 desenvolve o projeto das oficinas culturais junto a instituições públicas e privadas, na cidade de Porto Alegre. Atualmente, trabalha em seu atelier-estúdio com restauração, interiores e design de móveis.

Thais Gomes é historiadora, pesquisadora de moda e comportamento. Atua em instituições de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, em cursos de graduação e pós- graduação nas áreas de história, patrimônio e design de moda.

Para maiores informações sobre o curso através do e-mail: marjanedeandrade@gmail.com ou através do site gabinetedearte.blogspot.com.br