Oficina de Iniciação ao Cinema

O Museu da Comunicação em parceria com o cineasta Alexandre Rossi oferece a Oficina de Iniciação ao Cinema. As aulas serão todas as sextas-feiras das 18h30min às 21h30min e iniciarão no dia 31 de agosto. As inscrições serão feitas através do e-mail al.rossi@hotmail.com e o investimento é de R$ 300,00. A turma terá no mínimo de 7 pessoas com limite de 30 alunos. Essa oficina é para pessoas com interesse em ter um primeiro contato com o cinema, adquirir novos conhecimentos ou exercitar a criatividade.

Com o desenvolvimento de novas mídias e a popularização das câmeras digitais, a realização de vídeos se torna cada vez mais facilitada e frequente. Esses vídeos são, muitas vezes, produzidos em celulares e divulgados em sites que compartilham esse tipo de conteúdo na internet. Tem-se o instrumento, mas não o conhecimento.

A Oficina de Iniciação ao Cinema surge como uma oportunidade de democratização desse conhecimento, possibilitando o vislumbrar de uma nova vocação ou simplesmente o estímulo da criatividade.

Com encontros semanais, o curso abordará a linguagem e as diversas etapas da sétima arte. Serão 14 aulas (com 3 horas de duração), totalizando 42 horas, que discorrerão sobre núcleos do cinema, tais como: roteiro, produção, direção e montagem. Serão exibidas obras audiovisuais para ilustração e serão realizados exercícios, como a criação de cenas pelos alunos que irão fazer a decupagem ao longo do curso.

O projeto de conclusão será a realização de um curta-metragem (por grupos de 7 a 13 pessoas) de até 15 minutos de duração. Assim, os alunos poderão pôr em prática o aprendizado e terão o primeiro contato com uma produção cinematográfica.

Alexandre Rossi é graduado em Produção Audiovisual Cinema e Vídeo pela PUCRS. Como co-roteirista e assistente de direção, fez parte da equipe de O Boxeador, episódio da série Histórias Curtas 2009 da RBS TV. Nessas mesmas funções, fez o curta Trajeto. Dirigiu o curta Por Alguns Segundos, exibido pela TVCOM em 2007.

Para maiores informações sobre o curso através do e-mail: al.rossi@hotmail.com