Palestra sobre acervos fotográficos gaúchos

Foto: trabalhadores da Viação Férrea do Rio Grande do Sul no interior da primeira locomotiva diesel-hidraúlica do Estado. 31/09/1953. (Acervo fotográfico do Museu da Comunicação RS)

No dia 17 de maio, sexta-feira, às 14h, ocorrerá a palestra Guardar e disponibilizar, do passado ao futuro: questões sobre acervos fotográficos no Rio Grande do Sul, ministrada pela Profª Francisca Michelon da Universidade Federal de Pelotas. A atividade integra a 11ª Semana de Museus promovida pelo IBRAM.

A palestra aborda o levantamento realizado durante o projeto de pesquisa As funções e os sentidos do registro fotográfico sobre o trabalho, durante o século XX, no Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e que permitiu conhecer o trabalho de várias instituições do Rio Grande do Sul que guardam e disponibilizam acervos fotográficos.

O panorama que se delineou contribui para verificar o interessante conjunto imagético que essas instituições guardam, ao mesmo tempo em que sugere a possibilidade de favorecê-lo com políticas públicas que viessem ao encontro da guarda e disponibilização de fotografias. Oportuniza refletir, também, sobre a divulgação e disponibilização de fotografias na rede. O projeto foi realizado através de convênio entre Universidade Federal de Pelotas (UFpel), Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) e Memorial SOGIPA.

Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Auditório Lauro Schirmer

Endereço: Rua dos Andradas, 959 - Porto Alegre, RS

Quando: 17 de maio, às 14h

Inscrições: inscricoeshipolito@gmail.com