Sandra Genro visita acervo fotográfico

A Primeira-Dama do Estado, acompanhada de sua equipe, visitou na semana passada a reserva técnica do acervo fotográfico do Museu da Comunicação. O encontro teve como objetivo a proposta de uma parceria no projeto da Fototeca do Rio Grande do Sul. Na ocasião, Sandra Genro esteve reunida com o diretor do museu, Augusto Bier, com a coordenadora do acervo fotográfico, Denise Stumvoll, e também com a coordenadora executiva do Festival Internacional de Fotografia, Sinara Sandri.

A Fototeca do RS será instalada no Centro Cultural do Palacete Santo Meneghetti (Palacinho) e contará com espaços expositivos, biblioteca, além de local para a realização de seminários e  eventos afins. Nesta parceria, o museu deverá disponibilizar espaços para guarda de acervo, laboratório de conservação e restauro e laboratório de preservação digital, com a participação do Ministério da Cultura através do Centro de Conservação e Preservação de Fotografias da Funarte (CCPF).

O CCPF tem impulsionado a conservação fotográfica no Brasil e, com a efetivação dessa associação, pretende dar continuidade às atividades de formação técnica realizadas pelo museu, mas agora de forma contínua para consolidar o tratamento técnico de importantes coleções fotográficas relacionadas à memória visual do Rio Grande do Sul.

Para Augusto Bier “foi uma honra contar com essa visita, pois representa um reconhecimento ao acervo do museu”. O diretor acredita que, ao incluir o museu num “projeto dessa envergadura, Sandra Genro também dá seu aval à equipe do setor de fotografia da casa, que é respeitado pela sua alta qualificação” e reconhece: “embora muitas vezes se veja obrigado a trabalhar em condições precárias, temos no museu um grupo capaz de trabalhar qualquer acervo fotográfico com dignidade e profissionalismo”.