The Wall no ciclo de cinema

O Museu da Comunicação promove a exibição do musical Pink Floyd – The Wall, do diretor britânico Alan Parker, dia 25 de setembro (domingo), às 19 horas, no ciclo Cinema e História: Problemas Contemporâneos. A atividade tem realização conjunta com o Centro Acadêmico de Estudantes de História (CHIST), da UFRGS. Após a sessão, Luiz Felipe Cassol Lied e Cláudio Klippel, acadêmicos do curso de História, comandam debate com foco na contracultura. A entrada é franca.

O filme é baseado no álbum homônimo da banda inglesa Pink Floyd, com roteiro do vocalista Roger Waters. A produção apresenta poucos diálogos, com músicas ao fundo, ilustradas através de sequências de animação, dirigidas pelo cartunista Gerald Scarfe. The Wall remete à construção de um muro, que sugere isolamento e alienação, com questionamentos para repensar os padrões da instituição escolar. Retrata fantasias delirantes de um superstar do rock, que enlouquece lentamente num quarto de hotel.

O ciclo de cinema transcorre em 13 sessões de filmes, com encontros quinzenais, sempre aos domingos, às 19 horas, seguido de debates sobre questões contemporâneas retratadas nas produções, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, além de convidados especiais. Inscrições: hipólito-secretaria@sedac.rs.gov.br.

Pink Floyd The Wall (Reino Unido, 1982, 95 min)
Órfão de pai (morto durante a Segunda Guerra Mundial), o jovem Pink Floyd (Bob Geldof) tem a infância marcada pela perseguição de seu professor e pela superproteção da mãe. Adulto, ele se torna um astro do rock e entra em depressão. Para salvar sua consciência e a própria vida, Pink terá de lidar diretamente com os fantasmas do passado.