Universo transexual em debate

O Museu da Comunicação exibe dia 31 de julho (domingo), às 19 horas, o documentário Questão de gênero, do gaúcho Rodrigo Najar, no ciclo Cinema e História: Problemas Contemporâneos, realizado em parceria com o Centro Acadêmico de Estudantes de História (CHIST), da UFRGS. A entrada é franca.

Após a sessão, o debate com o público fica por conta de Carolina Rosa, pesquisadora do universo transexual com a monografia Dá um Close nela – a imagem do transexual em revistas brasileiras da década 1980 através do ‘caso’ Roberta Close, e com a professora Marina Reidel, transexual, que ganhou o prêmio Educando para a Diversidade Sexual com o trabalho Diga Não à Homofobia Escolar, mestranda na Faculdade de Educação da UFRGS, na linha Gênero e Sexualidade.

O documentário acompanha por um ano a vida de sete pessoas que compartilham o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Enfoca os obstáculos que os transexuais têm que superar: a luta pela aceitação da família e da sociedade, o tratamento hormonal, a cirurgia de redesignação sexual e a batalha judicial pela troca do nome e do sexo no registro civil. Questão de gênero fala dos sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz.

O ciclo Cinema e História transcorre em 13 sessões de filmes, com encontros quinzenais, sempre aos domingos, às 19 horas, seguido de debates sobre questões contemporâneas retratadas nas produções, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, além de convidados especiais. Inscrições: museuhjc@cultura.rs.gov.br.

QUESTÃO DE GÊNERO (Brasil, 2007, 90 min.)
Direção, Roteiro e Produção: Rodrigo Najar
Direção de Fotografia: Elton Luz
Produção e Edição : Têmis Nicolaidis